Filósofos Medievais e Contemporâneos


 No período medieval, existiram dois principais filósofos: Santo Agostinho e Tomás de Aquino. Já na idade contemporânea, existiram principais filosofos como Nietzsche e Simone de Beauvoir. Santo Agostinho tomou todos os ensinamentos de Platão e criou sua própria teoria. Já Tomás de Aquino pegou as ideias de Aristóteles e criou sua própria teoria. Pensamento de Santo Agostinho:Livre-arbítrio e Mal: Agostinho defendeu a noção de livre-arbítrio e a usou para explicar a presença do mal no mundo. Ele argumentou que Deus deu aos humanos o livre arbítrio, e o mal surge do mau uso dessa liberdade, não da criação de Deus. Pensamento Tomás de Aquino: O grande feito de Tomás de Aquino e a base de seu pensamento é a união entre fé e razão. Como estudioso da filosofia clássica, ele conseguiu perceber a relação que existe entre a lógica aristotélica e a fé cristã. Assim, criou uma ponte entre Filosofia e Teologia.

São Tomás entendeu que a razão é uma capacidade humana, também criada por Deus. Portanto, quando a razão é bem utilizada, ela consegue aproximar uma pessoa à base da fé. 

Já a filosofia contemporânea 

Assim Falou Zaratustra (1883)

Em 1883, Nietzsche publicou “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais conhecida, de estilo bíblico e poético, entre o dos pré-socráticos e o dos profetas hebraicos, sob a máscara do lendário sábio persa.

Na obra, estão as ideias-chaves do pensamento de Nietzsche: a ideia de Super-Homem, a ideia de Transmutação de Valores, a ideia de Espírito Senhoril e a ideia de Eterno Retorno. Que derrotariam a moral cristã e o ascetismo servil.

Simone de Beauvoir Análise de A convidada

O romance A convidada tem traços autobiográficos e narra o triângulo amoroso entre Françoise, Pierre e Xavière. Tal relação é semelhante à que foi vivida por Simone de Beauvoir, Sartre e Olga Kosakievicz (1915-1983). A obra mostra então uma alternativa de relacionamento contrária à monogamia burguesa.

A princípio, Françoise e Pierre vivem uma relação amorosa quase inquebrantável, apesar de terem um relacionamento aberto. Até que a jovem Xavière entra na história, torna-se amiga de Françoise e desperta o interesse sexual de Pierre, o que provoca o ciúme de Françoise.


Comentários

Postagens mais visitadas